Pink Explosion Pink Explosion
Perfuma a Vida
petals falling

Como cuidar da sua relação… com uma peça de roupa

“O problema não és tu, sou eu.” É o que deveríamos dizer a muitas peças de roupa pela forma como as tratamos. Mas há esperança: saiba o que deve fazer para terem uma relação duradoura.

Pense naquelas calças de ganga que lhe assentam como uma luva, no vestido preto que consegue adequar a todas as situações ou na T-shirt com a qual já desenvolveu uma relação emocional e não quer pensar sequer em desfazer-se dela… Há peças de roupa com as quais temos uma verdadeira história de amor. Mas a verdade é que, muitas vezes, com o passar do tempo, esquecemo-nos disso e a história de amor acaba… no caixote do lixo. Não é fácil arranjar tempo para cuidar da roupa da melhor forma, bem sabemos. Quem nunca acabou a colocar na máquina peças que não deviam ser misturadas e outras que nem deviam ir lá parar?

Se esta é uma história de amor feliz, devíamos dedicar um especial apreço ao cuidado da nossa roupa. Até porque, assim, a nossa carteira e o ambiente não sofrem tanto. Se sente que já domina o essencial no que toca a lavar a roupa, está na altura de ir um pouco mais além. Tome nota dos cuidados que deve ter, tendo em conta os diferentes materiais.

Seda, caxemira e outros tecidos delicados

Seda, caxemira e outros tecidos delicados

Cuidado: não lave estes tecidos na máquina, sob pena de os destruir completamente. Estamos a falar de peças que são mesmo delicadas. Por isso, precisam de muito amor e carinho e produtos específicos para a lavagem. O ideal é ler as etiquetas com muita atenção e cumprir (sempre!) as instruções.

Couro, <i>lycra</i>, elastano e outros idênticos

Couro, lycra, elastano e outros idênticos

Está a ver aquele blusão de inverno que adora ou a roupa que usa para ir ao ginásio? Regra essencial: não use lixívia – nem mesmo nas peças brancas.

Lã

Pode lavar a roupa de lã na máquina desde que não centrifugue para não estragar – as máquinas de lavar têm essa opção, pelo que recomendamos que procure o sítio certo nas instruções da sua máquina. Além disso, deve lavar estas peças em separado das outras roupas, caso contrário pode ficar com as camisas e T-shirts cheias de fios. Para prolongar a sensação de conforto que aquela camisola quentinha lhe traz, adicione o intensificador de perfume Comfort à lavagem. Garantimos que vai querer vestir essa peça durante muito tempo.

Roupa de banho

Roupa de banho

Não lave os biquínis na máquina se quer que durem algum tempo. Há quem o faça, mas… é meio caminho andado para os estragar. Lave-os à mão. Quanto às toalhas e páreos ou saias de praia, pode lavar na máquina em conjunto, desde que tenham cores semelhantes, claro.

Como fazer a sua roupa durar mais

Já aqui lhe deixámos algumas regras que deve seguir, como separar as roupas por cores antes de as pôr na máquina, respeitar as instruções das etiquetas, lavar algumas peças à mão, tratar os diferentes materiais de forma adequada, utilizar os produtos certos… Mas já que aqui estamos a falar de uma história de amor, nunca é demais acrescentar uma dose de carinho.

1. Evite comprar por impulso

Todos temos esta tentação de vez em quando, mas convenhamos, é uma tendência já fora de moda por todos os motivos: gasta dinheiro desnecessariamente numa peça que, provavelmente, nem lhe faz falta, além de estar a prejudicar o ambiente por toda a poluição que é gerada a produzir aquela peça.

2. Não lave demasiado

Muitas pessoas lavam toda a roupa que compram antes de usar. Poderá ser sensato para algumas peças mais íntimas ou que ficam junto ao corpo, mas não será necessário, à partida, para peças que venham embaladas ou para outras mais “pesadas” como casacos e blazers. Na mesma lógica, se veste qualquer coisa e põe logo para lavar, talvez possa repensar esse hábito: se a usou por pouco tempo, ou seja, uma peça que não está em contacto com a pele – e, por isso, não está suada ou suja – pode pô-la a arejar e reutilizar. Quando lavar a roupa, evite encher muito a máquina, já que esse hábito pode também danificar algumas peças.

3. Secar ao ar livre sempre que possível

A máquina de secar pode ser uma tentação, sobretudo no inverno, mas a verdade é que as altas temperaturas podem prejudicar também algumas peças de roupa. Além disso, não é a opção mais sustentável em termos ambientais porque gasta muita energia. Quando puser a roupa no estendal, tenha cuidado com a forma como a pendura: coloque as molas do lado do avesso e opte por vários pontos de suporte, sobretudo para roupas pesadas que podem esticar. Atenção que as peças brancas podem ficar ao sol, mas as de cor podem estragar-se se ficarem muito tempo expostas aos raios solares.

4. Guarde as peças da forma certa

Sabia que existe uma forma certa de arrumar a roupa? Não falamos de organizá-la por cores (embora, claro, também o possa fazer), mas sim de arrumar consoante o tipo de material. As peças que esticam – como as camisolas de malha, por exemplo – devem ficar dobradas. Já as de tecido podem ser penduradas em cabides.

5. Passe a ferro com cuidado

Para muitos, passar a ferro é uma tarefa penosa: implica ficar de pé, algum esforço para o braço e uma certa dose de paciência. Mas quem não gosta da sensação de vestir uma camisa acabada de lavar e passar? Se está a pensar que esse pequeno prazer não vale o esforço, damos-lhe outra sugestão para melhorar a experiência: quando lavar a roupa, adicione o intensificador de perfume da Comfort ao amaciador. Vai ver que, ao sentir o aroma enquanto passa a ferro, vai sentir uma motivação extra carregada de boas sensações.